Informes




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O CEJAD parabeniza LUCAS LIMA ANDRADE e agradece a Faculdade CANTAREIRA pela atenção com a escola de origem do seu novo aluno.


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O CEJAD participa do Programa "Adote uma Árvore" confira em http://www.dannemann.com/adopt-a-tree/br/yourtree/#




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PARA LER E PENSAR...

CORTANDO A CULTURA DE MUTUÍPE PELA CEPA

Examinei no Aurélio o vocábulo “cepa” e, dentre tantos outros sentidos, encontrei este: parte da planta a que se cortou o caule e que permanece viva no solo. Confesso que fiquei um pouco satisfeita, porque, até então, achava que uma vez cortando algo pela “cepa”, jamais haveria renovação. 

Que tem a ver, então, “cepa” com “cultura de Mutuípe”? Muito simples! Cada árvore que se decepa é uma história contada ou vivida sob uma frondosa copa ou sobre sua existência que se dizimará. Ricardo Cardim, ambientalista paulista, defende que a “árvore deve ser plantada em uma calçada, quer o cidadão queira ou não”, quer haja Código Florestal ou não. Além de embelezar, proporcionar lazer, ela traz consigo a necessidade de sua existência pela nossa existência humana. E isso é primordial. 

Por que só em Mutuípe as árvores mais velhas são tidas como imprestáveis, que precisam ser eliminadas assim como se livra de uma doença contagiosa? TODOS OS LUGARES DO MUNDO exibem suas árvores seculares, as têm como algo sagrado que merece proteção e zelo. Nelas são colocadas placas indicadoras de sua história: origem, nome científico, nome popular, tempo de vida e dicas de cuidado.

Mutuípe ainda nem teve a oportunidade de ter uma árvore secular em seus jardins ou calçadas, pois o município tem apenas 85 anos! Corta-se, cepa-se e decepa-se... Não sabemos quando esse ato vai ser interrompido para se pensar em tantas outras práticas que o município carece e merece. Por enquanto, fiquemos como espectadores a observar os dois tocos que restaram das amendoeiras cortadas há quase um ano, no centro da cidade. E esses tocos, infelizmente, não posso chamá-los de “cepa” porque já não têm mais vida.

E agora, chegando o Natal, enfeitaremos as árvores que restam com lâmpadas coloridas ou faremos como no São João: em lugar das palmeiras naturais da ladeira da Igreja, enfileiraremos solitárias palhas de coco, que murcharão e serão rapidamente descartadas. 

Sou mutuipense com muito orgulho, adoro essa cidade. Onde quer que eu esteja, encho-me de brio para dizer que sou filha daqui. Aplaudo ao que se faz de bom, mas tenho visto desprezo por essa terra amada. As ruas estão feias, sujas, calçamentos mal cuidados, lixo à toa, e é tanta coisa que a gente vê... O que nos deixaria felizes é que se toda essa falta de cuidado fosse cortada pela “cepa”. 

Por:Luciene Sousa Rocha Conceição
Professora do CEJAD – Mutuípe Bahia
Licenciada em Letras Vernáculas pela UCSAL
Pós Graduada em Metodologia e Planejamento do Ensino Superior pela FACE e Antropologia com ênfase em Culturas Afro pela UESB (em curso)

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Resultado do ENEM 2010

Consulte AQUI o resultado da sua escola.

Consulte AQUI o seu resultado.

O MEC, ao divulgar o resultado do ENEM 2010, coloca a avaliação qualitativa em destaque.

Para os especialistas, as escolas com mais de 70% de participação, possuem, sob o ponto de vista técnico, lugar no ranking adequado de avaliação. Como podem observar, o CEJAD aparece no grupo 2 com 72% de participação dos alunos no exame. (Maior participação das 13 escolas da DIREC 29 com 135 alunos)

Isso significa que nossos jovens alunos têm a oportunidade e estão mobilizados a seguirem os estudos no Ensino Superior demonstrando perspectiva de futuro através do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM.

Entendemos que apenas isso não nos coloca numa situação confortável. Segundo Haddad – Ministro da Educação, a meta do País para alcançar nível de desempenho parecido com o de países desenvolvidos é atingir média 600 (6,0) e a do CEJAD este ano foi 507,34.

É importante destacar que todos (família, escola, poder público, instituições religiosas, sociedade local...) devem desenvolver o sentimento de responsabilidade pelo processo de formação das crianças, adolescentes, jovens e adultos. À família, cabe o papel de ensinar os princípios básicos da boa educação doméstica incluindo aí o respeito, a solidariedade e a importância do estudo como bem cultural. Cabe a nós ESCOLA a transmissão dos conhecimentos científicos e culturais construídos pela humanidade, bem como o desenvolvimento do Currículo Escolar tecnologicamente atualizado e constantemente inovado. Aos poderes públicos cabe a obrigação do investimento legal na educação, no esporte, na saúde, no lazer, de modo a proteger nossa clientela da ociosidade, dos vícios, da violência... Às instituições religiosas cabe a responsabilidade de conduzir as famílias, as crianças, adolescentes e os jovens ao desenvolvimento espiritual capaz de fortalecer os padrões da ética, da tolerância e da solidariedade e, por fim, à sociedade local cabe a fatia do exercício dos direitos e deveres da convivência pacífica, de melhores escolhas, do exemplo, de exigência e cobrança aos demais segmentos que cumpram suas obrigações.

Hoje a escola encontra-se com o Currículo “atolado” de atribuições importantes sim, mas que não deveriam ser da sua responsabilidade. Temos, além do compromisso com a Língua, a Matemática, a História, a Geografia, a Física, a Química, a Filosofia, a Sociologia..., que ensinar as boas maneiras tipo: com licença, por favor, muito obrigada. Temos que ensinar a educação para o trânsito, o respeito ao idoso, educação sexual, enfim,... (questões que as famílias, instituições religiosas, poder público poderiam muito bem assumir) Temos ainda que cotidianamente enfrentar os desafios e dilemas dos baixos salários, dos direitos usurpados, da limitação da estrutura física, dos transtornos com o transporte escolar, do baixo IDEB do município e das escolas da base... Isso significa divisão do tempo da aula.

Mas que bom que temos a alegria de apresentar à comunidade de Mutuípe um resultado que nos anima a continuar a labuta no sentido de encantar nossos alunos para que continuem acreditando no futuro.

Parabéns ao CEJAD pela equipe: 99% dos professores com formação superior e especialização atuando na área de sua formação, 49% dos professores Certificados pela SEC, professores Mestre e Mestrando, 08 professores desenvolvendo projetos de autoria própria com financiamento do Governo Federal.

Parabéns alunos e ex-alunos por responderem aos nossos desafios.

Obrigada às famílias por acreditarem e confiarem em NÓS e no nosso FAZER.

Por:
Zuma Castro
Gestora com formação em Pedagogia e Especialização em Gestão Escolar.
Aprovada em Seleção Pública, eleita pela Comunidade Escolar.
Certificada em 2010 pela Universidade de Brasília através da SEC/Bahia.


Leitura Complementar:

Como usar a nota do Enem para saber se a escola é boa -- ou não


Quando a escola pública é boa?


Há algumas pistas que indicam se a instituição é boa ou ruim. Em primeiro lugar, a visita à instituição de ensino, a observação das condições físicas, do mobiliário, dos equipamentos, e as impressões gerais do corpo docente são fundamentais.

Se a escola não agradou porque parece suja ou porque os frequentadores reclamam de docentes que faltam demais, por exemplo, você tem bons motivos para fugir dessa instituição.

Depois do olhar individual, há dois indicadores para consulta: o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) a participação dos alunos e  a nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). 

O Ideb é um indicador elaborado a partir das notas da Prova Brasil e do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).


Se quiser ler o texto na íntegra Clique Aqui.

6 comentários:

  1. Oi Hélio.
    Eu já sabia que seu blog seria assim...lindo!!!!
    Divertido, serve de interação e aprendizado.

    PARABÉNS!!!

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  2. Olá colegas!
    Fiquei feliz quando vi nosso CEJAD na net. Que bom compartilharmos nossas experiências.
    Valeu!!!!!

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  3. AMEI O BLOG DO COLÉGIO, ESTÃO TODOS DE PARABÉNS, LAYOUT MUITO BEM ELABORADO DE FÁCIL ENTENDIMENTO, COM UMA VISUALIZAÇÃO SUAVE, SEM POLUIÇÃO DE IMAGENS, E A IDÉIA DE COLOCAR RÁDIO FOI TUDO DE BOM... GOSTEI MUUUIIITO!!!
    JÁ ESTOU SEGUINDO VOCÊS...
    MEU CARINHO À TODOS...
    PAULINHA SALES - DIREC 29/AMARGOSA

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  4. Olá aqui é Wanderson aluno do colégio 3º A tou aqui para publicar o blog que foi solicitado pela professora Dalila com tema Rede Sociais! queria que vocês recomendasse nosso blog também é sobre Adolecentes: http://adolescentesesuaspreocupacoes.blogspot.com

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  5. Blog feito pelos alunos do 3c, para facilitar á comunicação entre alunos, professores, funcionários, gestores pais ecomunidade.
    http://educacaodigitalcomoeporque.blogspot.com/
    http://xredesocial.blogspot.com/
    escolaridade.blog.com.br

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  6. Muito orgulho dos estudantes do CEJAD!! Sempre soube que vocês iriam brilhar.Beijo grande a todos!!

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