PROJETOS


.............................................................................................................
Atendendo ao Documento Orientador do Programa Ensino Médio Inovador a equipe de profissionais do CEJAD definiu para 2010, 2011 e 2012 três eixos para a organização da proposta pedagógica com vistas à ampliação da carga horária do Currículo do Ensino Médio Inovador, a saber: Leitura e Letramento, Culturas e Humanidades, Linguagens Artísticas e Tecnológicas, Iniciação e Experimentação com as Ciências da Natureza.
Para o eixo Leitura e Letramento elaborou-se o Projeto Leitura na Biblioteca que tem o propósito de ativar a biblioteca, cativar sua clientela de forma natural, através da dinamização de seu ambiente e atender ao princípio do Ensino Médio Inovador: Promover a valorização da leitura em todos os campos do saber, desenvolvendo a capacidade de letramento dos alunos.
O projeto compõe-se de várias ações e etapas materializando-se através de oficinas com propósito pedagógico interdisciplinar e integrante do Projeto Escola e Comunidade: Um diálogo possível, necessário e urgente.
As atividades/oficinas são realizadas em turno oposto ao das aulas letivas e direcionadas a um público alvo, que cativado, atraído para um ambiente dinâmico, passa a ver e a interagir com um mundo da leitura de forma crítica e ativa desenvolvendo e/ou ampliando o seu letramento. O público alvo do projeto são, prioritariamente, os alunos das turmas do Ensino Médio estendendo-se para pessoas da comunidade entorno à escola bem como aos alunos interessados em participar do projeto “Artes Visuais na Escola - AVE”. Dessa forma, podemos afirmar que o Projeto abrangerá diferentes faixas etárias, diferentes níveis de escolaridade e a diversidade cultural de seus leitores.
Em, Culturas e Humanidades o projeto em desenvolvimento está voltado para a relação da escola com a comunidade descrito no item 2.4, logo abaixo.


Atendendo ao eixo Linguagens Artísticas e Tecnológicas o Projeto Mídias, Tecnologias: Ação e conexão, propõe um trabalho com as Novas Tecnologias a partir de conteúdos escolares das diversas disciplinas da matriz curricular com o objetivo de produzir materiais que possam ser utilizados tanto por professores como por alunos no processo ensino e aprendizagem.
Este Projeto tem a finalidade de envolver o aluno, o professor, a escola, a comunidade por meio das tecnologias disponíveis em ambientes de aprendizagem, sejam eles virtuais ou não.
Considerando que as mídias são o objeto da atividade e os conteúdos das disciplinas são os meios, sugere-se algumas propostas de investigação a saber:
·         Planejamento, pesquisa, leitura;
·         Aprendizagem e domínio da utilização das ferramentas tecnológicas;
·         Conhecimento dos conceitos, práticas e implicações do uso das mídias na educação;
·         Práticas e vivências no uso integrado de diferentes mídias.
·         Produção de ilustrações, fotografias, vídeos, textos, blogs, criação de páginas;
·         Manipulação de imagens no computador;
·         Navegação na internet;
·         Apresentação dos resultados em forma de palestra, seminário, blogs, TV/vídeo, TV Multimídia, cinema, rádio, jornal, mural, periódicos.

No eixo Iniciação e Experimentação com as Ciências da Natureza o foco é a água a partir do Projeto Queremos Química para aprender... Queremos Água para viver!
Para a realização do trabalho teórico/prático no desenvolvimento deste tema, serão realizados estudos sobre classes de corpos hídricos, padrões de qualidade da água, padrões de potabilidade da água, poluentes químicos e suas fontes, poluentes biológicos e suas fontes, técnicas simples de eliminação dos poluentes biológicos e químicos, meios de combate e prevenção das doenças de veiculação hídrica além de análise química simples de amostras de água a serem realizadas na escola e outras análises mais complexas a serem realizadas com apoio da Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação do município com a finalidade de mapear os corpos hídricos, suas classes e padrões de potabilidade e qualidade. Serão realizadas, também, campanhas para economia de água, aproveitamento da água da chuva captada pelo sistema de calhas da escola e posterior tratamento simples para uso menos nobres (lavar salas, banheiros, regar jardim, etc...) além de conhecer os sistemas de funcionamentos das ETA e ETE e as etapas envolvidas no processo.

Temos também uma ação pedagógica voltada para os alunos com  o percurso escolar é marcado por sucessivas histórias de fracasso. Trata-se do Ressignificação da Dependência que visa atender aos alunos que prosseguiram para a série seguinte com disciplinas em dependência e/ou que se encontram com baixo rendimento nas disciplinas das Áreas Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias. A metodologia proposta para ressignificar o sistema da dependência em nossa escola valoriza a aprendizagem significativa e a memorização compreensiva. É uma proposta construtivista, porque considera os aspectos motivacionais (auto-estima e auto realização) e funcionais, porque questiona e respeita o significado lógico e psicológico ao valorizar a intensa atividade do aluno. Além disso, é também uma proposta psicopedagógica, porque diferencia os conteúdos e os integra em uma intenção pedagógica, simultaneamente, sempre voltada para o crescimento do ser humano.
As atividades estão organizadas em três momentos distintos:
1.       Oficinas Pedagógicas – com carga horária de 5 horas semanais com proposta de trabalhar os conhecimentos de forma diferenciada das aulas regulares. Deve ser ensinado tudo que se deve saber; mostrar a aplicação prática de tudo que é ensinado; ensinar de maneira direta e clara; ensinar a verdadeira natureza das coisas, partindo de suas causas; explicar primeiro os princípios gerais; ensinar as coisas em seu devido tempo; persistir em um assunto até sua perfeita compreensão; dar a devida importância às diferenças que existem entre as coisas.

2.       Ensino Online – com carga horária de 4 horas semanais deve primar por: formar grupos de estudos online com objetivos comuns; desenvolver sentimentos de pertença capazes de estimular a motivação; promover a participação ativa, individual e colaborativa dos estudantes; reforçar os conhecimentos construídos durante as oficinas pedagógicas; oportunizar a inclusão digital.
3.       Estudos Orientados à Distância – com carga horária de 15 horas semanais deve garantir aos alunos oportunidade de estudo independente visando à fixação da aprendizagem, levantamento das dificuldades para o devido feedback.

  Relação Escola e a Comunidade
“O entorno social (comunidade, família, parentes, amigos vizinhos) e os espaços em que nos situamos (bairro, cidade, região, estado, país e mundo) tem estreita relação com a nossa produção humana. Nesse contexto a escola é a instituição especializada indispensável para impulsionar essa produção humana.” (Conselhos Escolares, Caderno nº 3)

Atentos à questão posta acima incorporamos à nossa proposta pedagógica, ações voltadas para a integração entre a escola e a comunidade, através do Projeto Escola e Comunidade: Um diálogo necessário, possível e urgente.
O Projeto está pensado para atuar junto à comunidade do Bairro Alto do Cruzeiro e tem como perspectiva contribuir para melhoria da qualidade de vida da população local e mobilizar alunos para diferentes estratégias de aprendizagem através da pesquisa-ação. Além disso, objetiva oportunizar aos alunos a coleta, análise, interpretação de dados e intervenção no espaço de vivência no que tange aos aspectos geográficos, histórico, sociais, ambientais, e de saúde; além de apoiar a Associação de Moradores do Alto do Cruzeiro (produto da primeira versão deste trabalho em 2009).
As atividades do Projeto contemplam a mobilização dos alunos e da comunidade local, a realização da pesquisa de campo e sistematização do diagnóstico, elaboração e implementação do plano de ação. Assim, a principal estratégia estabelecida no plano de ação terá como propósito desenvolver a noção de cooperação e participação coletiva com o intuito de formar pessoas capacitadas que se percebam como sujeitos de intervenção no seu próprio processo histórico atentos às transformações da sociedade.




4 comentários:

  1. Apesar da existência de projetos necessários e interessantes, por incrível que pareça eu não participo de nenhum. Que Triste!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho uma participação muito boa na escola, mais poderia ser melhor.
    Alem do que eu participo do projeto de novas tecnologia.

    ResponderExcluir
  3. Fui aluna do CEJAD e sei a preocupação da escola com o meio ambiente. Sugiro que criem uma discussão referente as árvores que estão sendo derrubadas na cidade, pois isso é um crime ecológico e cultural. Não estão destruindo apenas uma árvore estão destruindo também a identidade do município.

    ResponderExcluir