FORMAÇÃO EM SERVIÇO

Escola de Gestores/UFBA/FACED/CEJAD
Sobre o Curso:


O Projeto de Intervenção no CEJAD
 
Na tentativa de implementar a gestão democrática,  capaz de nutrir uma comunicação multilateral entre a comunidade escolar, como uma forma de fazer com que a participação em todos os níveis possa ser efetiva, é que promove, ações específicas para tal fim. Segundo Rodrigues ET AL (2009, p.3) “a comunicação permite a gestão do fluxo de informações e a garantia de que cada pessoa, importante neste processo de gestão, receba as informações necessárias para sua boa participação, e ainda que conheça a escola onde trabalha ou estuda”. Nesta perspectiva, uma boa política de comunicação na escola pode permitir a integração da comunidade através do gerenciamento da produção e dos fluxos de informação; e o fortalecimento da imagem da instituição através de uma dinâmica de informação participativa entre os atores sociais da escola.
Como exposto anteriormente, percebe-se que a comunicação dentro das diversas organizações escolares é uma função indispensável na condução das relações pessoa-pessoa e pessoas-processos. Além disso, foi sinalizado no diagnóstico do Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Professor José Aloísio Dias, uma deficiência na comunicação entre seus atores sociais caracterizando uma falta de atenção para com uma política de comunicação visando à melhoria dos processos comunicativos. Assim, questiona-se: como a informação e a comunicação têm acontecido nesta escola? Quais recursos estão sendo utilizados e quais as possibilidades de implementação?
Desta forma, este projeto tem como objetivo primordial, identificar como o fluxo da informação e da comunicação tem acontecido na escola e quais recursos estão sendo utilizados, a fim de propor novos procedimentos que possibilitem realizar melhorias nos processos de informação e comunicação.
O projeto de intervenção será desenvolvido com base nos princípios metodológicos participativos e na pesquisa-ação definida por Thiollent, a metodologia escolhida é baseada na perspectiva da transformação, através da tomada de decisão que busca resolver o problema de forma a aproximar teoria e prática, sujeito e objeto. Em síntese, a pesquisa-ação compreende uma rotina composta por três ações principais: observar, para reunir informações e construir um cenário; pensar, para explorar, analisar e interpretar os fatos; e agir, implementando e avaliando as ações.


Ações da Intervenção


Ação
Responsável (is)
Prazo
Recurso(s) necessário(s)
Como esta ação contribui para alcançar o objetivo da intervenção?
Questionário sobre a comunicação na escola.

Hélio Rocha

Um mês
Material didático e equipamentos áudio visuais
Demonstrar através de dados a visão das pessoas sobre a comunicação na escola.

Mapear o fluxo das informações na escola.

Hélio Rocha

Um mês

Material didático e Computador
Obtenção de um panorama da comunicação na escola, onde será possível identificar os pontos fortes e fracos a partir da visão dos atores escolares.

Desenvolver um novo fluxo de comunicação para a escola.

Hélio Rocha

Três meses
Internet, equipamentos de som, material didático, computador, equipamentos audiovisuais.
Cria mecanismos de circulação das informações na escola, e/ou melhora os já existentes, diminuindo o “ruído” da comunicação, por meio das novas ferramentas de comunicação.


Apresentação das ações já executadas









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