AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

O processo da Avaliação Institucional do CEJAD foi iniciado em 2010 sob a coordenação da professora Jocelma Rios.

Esta ação foi pontuada no PAP - Plano de Ação Pedagógica com financiamento do PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola em função do Programa do Governo Federal EMI - Ensino Médio Inovador.

Clique Aqui para ter acesso ao Projeto Avaliação Institucional do CEJAD.

Ação/Atividade: Mobilização 


A coleta de dados foi feita através de questionário com link disponibilizado na página inicial deste Blog. O mesmo foi elaborado utilizando-se da tecnologia do Google Docs em virtude da redução de tempo, trabalho e recursos materiais.


Após a fase de aplicação dos questionários, passamos para da análise dos dados quantitativos e, na sequência, através de grupo focal procedeu-se a avaliação qualitativa. O resumo das discussões pode ser  acompanhado logo abaixo.




Resumo da leitura dos dados e dos encaminhamentos dados através do trabalho com professores, gestores, funcionários, alunos e pais convidados.
No período de 16 a 21 de Maio de 2011 o CEJAD foi convocado pela Coordenação de Avaliação do Sistema Educacional CAV - SEC/BAHIA, a participar do Projeto Círculos de Avaliação e, neste encontro nos comprometemos com a sistematização do PLANO DE AÇÃO para atender as demandas da Avaliação Institucional a partir do INDIQUE.


Assim, fizemos o Plano de Ação e, neste momento, estamos em fase de execução das ações. Caso queira conhecer nossa proposta que expressa as prioridades, as metas e as ações, basta Clicar Aqui.

......................................................................................................................

Hoje, temos a certeza, de que juntos, plantamos uma semente e, desta, já estamos:
·         Admirando as folhas
·         Sentindo o perfume e a beleza das flores
·         Colhendo os frutos

1. Plano de Ação: Dimensão 1 / Pauta 1

No período de 01 a 30 de Setembro os Professores Adailton, Almiro e Silvana desenvolveram a partir de uma metodologia dinâmica e colaborativa o estudo do Novo Regimento com o objetivo de além de divulgar o novo documento inserir sua temática no currículo visando a redução e a resolução dos conflitos interpessoais.


















2. Plano de Ação: Dimensão 1 / Pauta 2

 Leitura e Escrita deixa de ser responsabilidade apenas da disciplina Língua Portuguesa.
A professora de História, Maria de Fátima, desafiou os alunos da 3ª série do Ensino Médio a destacarem os  principais fatos da Primeira Década do Século XXI através da produção e edição do JORNAL HISTÓRICO.
O resultado não poderia ser melhor. O Jornal encontra-se disponível para leitura na Biblioteca da escola. Boa Leitura!

Parabéns Lenilson, Letícia, Luana, Núbia, Tamires e William! - 3º A

3. Plano de Ação: Dimensão 2 / Pauta 3

Plano de Trabalho da COM-VIDA pronto e com início Previsto para Setembro de 2011.

Alunos que participam das Com Vidas promovem campanha solidária para colaborar com o Hospital Clélia Chaves Rebouças em Mutuípe e com o Centro de Recuperação Comunidade no município de Santo Antônio de Jesus.
Na intensão de recolher gêneros alimentícios para doação, trabalham com o Kit Um por UM. Para cada quilo de alimento um Kit para concorrer à prêmios.
Jovens do CEJAD praticando o Voluntariado através da Com Vida!.



















4. Plano de Ação: Dimensão 3 / Pauta 3

Avaliação Agosto 2011

"As atividades da 1ª Semana Cultural foram desenvolvidas de forma dinâmica, diversificada e com resultados bem produtivos. Valeu!!!!" Jamile Pereira e Camila Santana - 2º C

"Comemoração pela passagem do dia do Estudante em nossa escola foi maravilhosa pois trouxe uma nova 'cara' para a escola. As oficinas foram fantásticas, pois nos ajudou a refletir sobre escolhas futuras. Como sugestão para uma próxima ocasião: Oficinas de dança, cinema, artes marciais, moda, maquiagem, além de seção de filmes." Andrile da Silva, Eliene Santos, Luana Souza e Odair Santos - 3º B

"Na oficina do Mais Educação - Matemática com Música, aprendi muito. O Professor de forma descontraida nos mostrou a relação das notas musicais com a Matemática. Espero que tais propostas de ensinar e aprender tenham continuidade em nossa escola". Luciana Andrade - 3º D.

"A oficina que eu mais gostei foi a de Teatro.  O trabalho movimentou o corpo, a mente e oportunizou o contato com outras pessoas, um professor super competente e profissional". Zenilda Vitório - 2º F.


"Nossa sugestão é que, nas próximas, tenha atividades mais divertidas, pois apesar, de palestras serem importantes, para nós alunos do Ensino Médio, acaba sendo um pouco chato ficar sentado só ouvindo". Taize da Sousa e Tamires Cerqueira - 2º A

"Durante a semana, pode-se observar o empenho dos alunos ao ouvirem, atentamente, as palestras e participarem das diversas oficinas que foram oferecidas". Maise Almeida e Nadja Ramos - 2º A


Avaliação Novembro 2011


Programa EMI - Projeto Química a serviço da vida
Professor Responsável: Mouraci Ribeiro
  • Ações desenvolvidas e de maior importância:
1. Ofícina Química na Cozinha
2. Análise das águas da região
  • Lições Aprendidas
1. As águas de Mutuípe não são apropriadas para o consumo
  • Atividades/Produtos gerados durante o Projeto
1. Sabão; 2. Maionese; 3. Gelatina; 4. Estudo do Lixo; 5. Estudo do PH da água.
  • Sugestões para 2012
1. Viagem de campo;
2. Maior participação e compromisso dos alunos;
3. Servir almoço com regularidade para os alunos do contra turno
                                                                    Avaliação coletiva pelos Alunos da 2ª Série B
"O Projeto nos oportunizou aprendizagens significativas para a vida" - Jislane e Leilane - 2º B

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Programa EMI - Projeto Escola e Comunidade
Professores Responsáveis:  Carmem Lúcia e Maria da Conceição
  • Ações desenvolvidas e de maior importância:

1. Oficinas: Ancestralidade, Territorialidade, Identidade, Racismo, O corpo como ambiente natural da morada a alma;
2. Viagem a Salvador;
3. Aulas de dança, poema, redação, construção de gráficos.

  • Lições Aprendidas

1. Através das oficinas aumentamos o nível de consciência a respeito da nossa identidade.
  • Atividades/Produtos gerados durante o Projeto
1.  Pesquisa de Campo; 2. Peças teatrais; 3. Produção de textos para livro eletrônico; 
  • Sugestões para 2012
1. Buscar parcerias para a restauração do Riacho Mutum;
2. Viagem para lugares desconhecidos pelos alunos a exemplo do Campus da UESB em Jequié
3. Ampliar/implementar a participação da comunidade na escola

Avaliação coletiva pelos Alunos da 1ª Série D e 2ª SérieC

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX 

Programa EMI - Leitura e Letramento: África e Brasil: Uma aliança possível
Professora Responsável: Luciene Rocha
  • Ações desenvolvidas e de maior importância:
1. Leitura do livro "A Cor da Cultura"
2. Viagens: Salvador e Cachoeira de São Félix
3. Oficina de Caxixi, Tererê e Trança, Máscaras e Dança Afro
  • Lições Aprendidas
1. Reconhecimento da identidade negra sem preconceito;
2. Sentimentos de solidariedade, ternura e compaixão pelo outro.
  • Atividades/Produtos gerados durante o Projeto
1. Textos: Resumo, Resenhas; 2. Máscaras; 3. Caxixi; Grupo de dança.
  • Sugestões para 2012
1. Intercâmbio com alunos do Continente Africano

Avaliação coletiva pelos Alunos da 1ª Série B

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

5. Plano de Ação: Dimensão 4 / Pauta 2

A realização da Semana de 08 a 12 de agosto contou com 90% dos parceiros e amigos.


Para a Sema Cultural do Estudante contamos ainda com o apoio da Prefeitura de Mutuípe e da Empresa Flor do Vale.
A todos o nosso muito OBRIGADO!


6. Plano de Ação: Dimensão 5 / Pauta 1 - Melhorar as condições para o trabalho pedagógico a partir da Formação em Serviço.



7. Plano de Ação: Dimensão 5 / Pauta 2 - Dimensão 6 / Pauta 2 e 3- Todas as demandas encaminhadas durante visita da Escola 10 em 22 de Julho de 2011.


8. Plano de Ação: Dimensão 6 / Pauta 1 - 

Hoje o CEJAD conta, além da Internet Rede Governo, com os serviços de internet Wi-Fi /Wireless. Isso foi possível através dos esforços do prof. Hélio Filho que, permanentemente e insistentemente, em contato com o MEC conseguiu a liberação dos serviços da Velox. Agora, os alunos e a comunidade do entorno já podem, através da solicitação da senha na Secretaria da Escola, manterem-se conectados usando, inclusive, seus celulares.

9. Plano de Ação: Dimensão 7 / Pauta 2 -
As atividades do Mais Educação foram intensificadas com o objetivo de melhorar o rendimento dos alunos com defasagem de aprendizagem.


Um comentário: